Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ECMO neonatal

Ir para baixo

ECMO neonatal Empty ECMO neonatal

Mensagem por Admin Seg 02 Jul 2012, 14:34

Da Prof Dra. Hercília Guimarães recebi o seguinte texto, que se divulga:

"ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) Neonatal no Centro Hospitalar São João

O primeiro recém-nascido tratado com êxito recorrendo a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal) foi uma menina, de nome Esperanza, nascida em 1975 com Síndrome de Aspiração Meconial. Este êxito deve-se ao grupo do Dr. Robert Bartlett, da Universidade da Califórnia.
Desde essa época, inúmeros recém-nascidos com falência respiratória e/ou cardíaca reversível, têm sido tratados com recurso a ECMO, após falência do tratamento convencional.
O Hospital de São João (HSJ) iniciou um programa de ECMO em 2009, inicialmente no adulto. Em 2010 o programa de ECMO do hospital estendeu-se à Pediatria, sendo esta técnica efectuada nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Hospital Pediátrico Integrado.
O Serviço de Neonatologia conta já com 3 casos de ECMO-VA (veno-arterial). O primeiro caso foi efectuado em Setembro de 2010 num recém-nascido com Hérnia Diafragmática Congénita (HDC) bilateral e hipoplasia pulmonar severa. Seguiram-se posteriormente dois recém-nascidos, em Maio de 2012 e Junho de 2012, um deles com HDC direita e estenose traqueal e outro com pneumonia por Bordetella pertussis.
O Serviço de Neonatologia do HSJ tem investido na formação dos seus elementos e mantém-se motivado em promover o aperfeiçoamento constante desta técnica. Trata-se de uma técnica complexa, envolvendo equipa multidisciplinar, obrigando a vigilância constante do doente 24 horas por dia, pelo que nesta fase o Serviço apenas pode oferecer a técnica de modo programado.
É desejo do Programa de ECMO do HSJ investir na formação teórica e prática de mais elementos do Serviço, de modo a poder oferecer, futuramente, esta técnica a todos os recém-nascidos que dela necessitem.
Porto, 2 de Julho de 2012
O Serviço de Neonatologia do HSJ
Programa de ECMO do HSJ"
Admin
Admin

Mensagens : 474
Data de inscrição : 05/09/2011
Localização : Porto
Local de trabalho : Centro Hospitalar do Porto

https://lusoneo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos