Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ecocardiografia funcional

2 participantes

Ir para baixo

Ecocardiografia funcional Empty Ecocardiografia funcional

Mensagem por Ronaldo Afonso Torres Seg 02 Jan 2017, 17:10

Boa tarde,
tenho realizado ecocardiografia funcional na unidade de terapia intensiva , permitindo diagnóstico e acompanhamento da hipertensão pulmonar, diagnóstico e acompanhamento do fechamento do canal arterial patente e avaliação ^da contratilidade cardíaca, auxiliando no manuseio de drogas vasoativas.
embora, a literatura internacional descreva  múltiplas unidades utilizando esta ferramenta; aqui no Brasil, os exames estão ainda limitado aos cardiologista pediátricos na maioria dos serviços.
Qual a experiência em Portugal?
Atenciosamente,
Ronaldo.
Ronaldo Afonso Torres
Ronaldo Afonso Torres

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/01/2017
Localização : Ubá- Minas Gerais-Brasil
Local de trabalho : Hosp Santa Isabel/Universidade Federal de Viçosa

Ir para o topo Ir para baixo

Ecocardiografia funcional Empty Re: Ecocardiografia funcional

Mensagem por elisa proença fernandes Qua 25 Jan 2017, 10:56

Olá, bom dia

obrigada pela sua questão e no fundo pela informação quanto à forma como a ecocardiografia funcional está organizada no Brasil. Em Portugal, à semelhança dos australianos, canadianos e nos últimos anos vários países europeus, tem havido a tentativa de conciliar esforços entre neonatologistas e cardiologistas pediátricos no sentido de formar os primeiros em ecocardio funcional. Os exemplos que refere relativamente à avaliação da função miocárdica, fluxo sistêmico e pulmonar, shunts e perfusão tecidular são uma mais- valia quando realizados pelo neonatologista de forma longitudinal. Em ambiente de cuidados intensivos estas informações integradas permitem em muitas situações ajudar a orientar o tratamento.   
Das várias publicações saliento o primeiro consenso sobre as orientações práticas e recomendações para o treino de eco funcional publicado em 2011 pela Sociedade Americana de Ecocardiografia e a Associação Europeia de Ecocardiografia (European Journal of Echocardiography (2011) 12,715-736).
Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Neonatologia em colaboração com a Sociedade de Cardiologia Pediátrica realizou dois cursos (2013 e 2016) de ecocardiografia funcional. Os cursos tiveram componente teórica e prática e a participação de cardiologistas pediátricos e neonatologistas com experiência em ecocardio.
Apesar das várias UCIN hoje já terem colegas com algum grau de treino, o caminho a percorrer ainda é longo e mantém-se por definir um programa formal de treino e acreditação, idealmente em moldes internacionais

Elisa Proença Fernandes
UCIN- Centro Materno-Infantil Norte- CHP
elisa proença fernandes
elisa proença fernandes

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos