Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Glossário do Fórum

Ir para baixo

Glossário do Fórum Empty Glossário do Fórum

Mensagem por Admin Qui 22 Set 2011, 09:45

Administrador – Membro fundador do Fórum e que tem poder administrativo sobre todas as funcionalidades do Fórum
Anúncio - Mensagem importante que o administrador pode colocar como fixa no início do fórum respetivo. Se for um Anúncio Global então aparecerá no início (ou seja é sempre o primeiro tópico) de todos os fóruns do Fórum.
Avatar – Pequena imagem, que pode ser foto, logótipo, ícone, etc, que o forista pode associar ao seu perfil, e que aparece do lado esquerdo das suas mensagens, por cima do nome. Após algum tempo de utilização do Fórum reparamos que os diversos foristas acabam por ser mais rapidamente identificados pelo seu avatar, pelo que é conveniente não mudar frequentemente de avatar.
Cadastrar – O mesmo que registar.
Categoria – Cada um dos grandes conjuntos de assuntos em que está dividido o Fórum. Este dado pode ir variando, mas no momento que este texto é escrito existem as seguintes categorias: Funcionamento do Fórum e Regras, Temas, Discussão de casos clínicos, Estudos e Publicações, Para os Pais, Anúncios e Zona de convívio. A categoria “Discussão de casos clínicos” só é acessível a determinado grupo de membros (Técnicos de saúde). Cada categoria contém diversos fóruns. Novas categorias e fóruns só podem ser criados pelo administrador (os membros podem propor livremente a sua criação). Dentro de cada fórum há diversos tópicos que podem ser criados por qualquer membro (botão “Novotópico”). Os membros podem participar em tópicos criados por outros membros (botão “Responder”).
FAQ – São as “Frequently Asked Questions”, tão frequentes e tão úteis em muitos sites. Devem ser lidas.
Forista – Membro participante num Fórum.
Fórum – Como termo geral refere-se a todo o site do Fórum Neonatal Português. Os fóruns em particular referem-se a cada uma dos assuntos tratados em dada categoria. Por exemplo, na categoria “Funcionamento do Fórum e Regras” há os fóruns “Introdução e regras”, “Dúvidas e sugestões”, “Zona de testes” e poderão ser ainda criados outros.
Login – Refere-se à introdução do nome de utilizador (usuário) e senha para ser reconhecido como forista. No fim da sessão está indicado fazer sempre o “logout”, clicando na palavra “Sair”, no menu de navegação.
Membro – Utilizador registado, o mesmo que forista.
Mensagem Privada (MP) – É uma espécie de email interno do fórum. Cada forista pode enviar ou receber MP de, e para, outros foristas (a não ser que tal seja impedido pelo próprio forista nas preferências do seu perfil). Logo após fazer o login, no menu de navegação, surgirá a expressão “1 mensagem nova” se a sua caixa de mensagens tiver uma mensagem recebida e ainda não lida. Para aceder à mensagem clique em “1 mensagem nova”.
Moderador – Membro que por delegação/nomeação do administrador fica com poder administrativo sobre algumas funcionalidades do Fórum.
Perfil – Local do Fórum, acedido clicando na palavra “Perfil” no menu de navegação, onde o forista pode configurar livremente e ao seu gosto muitos dos parâmetros relacionados com o seu registo e participação no Fórum.
Portal – Página de entrada, quando se abre o site, que contém informações diversas. Para se avançar para o índice do Fórum clicar em “Início”.
Post – Nome dado habitualmente às mensagens enviadas, seja como resposta a outras mensagens, seja como abertura de novo tópico.
Postar – Colocar (enviar) mensagens. Qualquer membro pode postar usando os botões “Novotópico” se quiser abrir um tópico novo ou o botão “Responder” se quiser participar num tópico já aberto.
Tópico – Cada um dos assuntos tratados em determinado fórum. Por exemplo, no fórum “Cuidados pré-natais” (que está na categoria “Temas”), existe o tópico “Corticóides à grávida”. Qualquer forista (=membro, usuário ou utilizador) pode participar neste e noutros tópicos (botão "Responder") ou abrir novo tópico se achar que ainda não há nenhum tópico que trate o assunto de que quer falar. Ao abrir um novo tópico o forista deve respeitar o assunto desse fórum. Por ex. se quer falar de BIPAP abrirá um tópico no fórum "Ventilação" (categoria "Temas"). Mas se quiser abordar sépsis a estreptococo B, abrirá um tópico no fórum "Sépsis" (da mesma categoria); se quiser fazer a sua apresentação aos demais foristas deverá abrir um tópico no fórum "Apresente-se" (categoria "Anúncios e Zona de convívio"); se quiser simplesmente falar das suas férias ou do jogo de futebol que foi disputado no fim de semana poderá abrir um tópico no fórum "Off topic / Tema livre". O título dos novos tópicos é obrigatório e deve ser sugestivo para os restantes foristas perceberem de que assunto trata o tópico.
Usuário – Termo brasileiro, menos usado em português PT, que significa utilizador ou membro.
Visitante – Utilizador não registado, ou que apesar de registado está a navegar no Fórum sem ter feito login.
Admin
Admin

Mensagens : 474
Data de inscrição : 05/09/2011
Localização : Porto
Local de trabalho : Centro Hospitalar do Porto

https://lusoneo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos