Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

São João NIDCAP training Center - Centro Português de Formação de NIDCAP

Ir para baixo

São João NIDCAP training Center - Centro Português de Formação de NIDCAP Empty São João NIDCAP training Center - Centro Português de Formação de NIDCAP

Mensagem por Admin Qui 20 Mar 2014, 10:22

São João NIDCAP training Center - Centro Português de Formação de NIDCAP HSJo%C3%A3o

São João NIDCAP training Center - Centro Português de Formação de NIDCAP (Neonatal Individualized Care and Assessment Program), Centro Hospitalar de São João, Porto Portugal  
Em 2014, o Centro Hospitalar de São João inaugurará o Centro de Formação, com a possibilidade de receber candidaturas. Este será o primeiro e único centro português integrado na rede NIDCAP (Newborn Individualized Developmental Care and Assesment program).
Com o intuito de implementar os cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças e aos profissionais que trabalham nas unidades de Neonatologia, o centro de formação destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Neonatologias entre os quais: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros.
O programa NIDCAP foi criado para permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco. Um dos objetivos fundamentais do programa NIDCAP é fornecer um apoio á formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro.
Integram o grupo de formadores, a Drª Fátima Clemente, a Mestre Enfª Madalena Ramos, a Enfª Carla Costa, a Enfª Lígia Silva, a Enfª Florbela Neto e a psicóloga Drª Sara Almeida.
A Federação Internacional NIDCAP (NIF), uma organização profissional, sem fins lucrativos, sediada na Harvard Medical School e no Brigham and Woman´s Hospital and Children´s Hospital em Boston é a agência responsável por supervisionar a qualidade da formação do centro.
Com a abertura do Centro de Formação NIDCAP no Centro Hospitalar de São João vimos por este meio  divulgar o programa entre os profissionais em Portugal, com o objectivo de aumentar o número de profissionais certificados. Sendo esta formação longa e exigente parece-nos que a proximidade entre formadores e formandos, a facilitação em termos de língua assim como a diminuição dos encargos financeiros, serão mais-valias para o nosso país.
Pelo Centro de Formação de NIDCAP do São João

Hercilia Guimarães
nidcap.porto@gmail.com  Centro Hospitalar de São João, Porto
Admin
Admin

Mensagens : 474
Data de inscrição : 05/09/2011
Localização : Porto
Local de trabalho : Centro Hospitalar do Porto

https://lusoneo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos