Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia

Ir para baixo

I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia Empty I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia

Mensagem por Admin Sáb 08 Mar 2014, 00:52

Transcreve-se o convite dos organizadores:

É com enorme prazer e grande sentido de responsabilidade que vos convidamos para o I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia, a ter lugar no dia 22 de Março de 2014, no Monte do Estoril – Hotel Estoril Eden.
A realização deste evento surgiu do «Encontro» de 3 terapeutas da fala, que sentiram necessidade de dar a conhecer a intervenção do terapeuta da fala na área da neonatologia, a evolução e o panorama actual deste profissional a nível nacional.
A acção do Terapeuta da Fala em Neonatologia visa sobretudo o despiste e/ou normalização de padrões incorrectos ao nível da alimentação e da comunicação em recém-nascidos. O apoio à família e aos cuidadores é outro ponto-chave da intervenção do Terapeuta da Fala, seja para a transmissão de aspectos técnicos na alimentação como para outros mais abrangentes. Para o sucesso da sua intervenção, é fundamental que haja um trabalho multidisciplinar, integrando o Pediatra, o Otorrinolaringologista, o Fisioterapeuta, o Nutricionista, o Enfermeiro, entre outros.
A intervenção do terapeuta da fala com recém-nascidos nas unidades de cuidados intensivos e intermédios neonatais é uma área pouco conhecida em Portugal mas que se apresenta como fundamental para a diminuição da permanência dos recém-nascidos nestas unidades.
Sob o Tema “O nascimento de risco e suas implicações no desenvolvimento”, este I Encontro de terapeutas da Fala em Neonatologia, tem como objectivo principal, a partilha de conhecimentos e a divulgação do papel do terapeuta da fala em neonatologia. Desta forma, o programa delineado engloba 4 áreas temáticas:
• A terapia da fala em neonatologia-Um novo conceito de atuação
• O recém-nascido de risco e a sua circunstância
• Metodologias de avaliação e intervenção no recém-nascido de risco
• Investigação em Terapia da Fala
Para cada uma das áreas identificadas, ocorrerão diferentes apresentações orais, que pretendem ilustrar vários tipos de actuação da Terapia da Fala neste domínio.
Mas este evento só será verdadeiramente um Encontro, com a vossa presença e participação activa.
Esperando que o I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia seja o primeiro de muitos, aguardamos a vossa presença.
Ana Isabel Rega
Ana Marques
Joana Rombert
________________________________
I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia


I Encontro de Terapeutas da Fala em Neonatologia 2014-03-22_Estoril_Fala

Programa

Inscrição
Admin
Admin

Mensagens : 474
Data de inscrição : 05/09/2011
Localização : Porto
Local de trabalho : Centro Hospitalar do Porto

https://lusoneo.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos