Fórum Neonatal Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Toxoplasmose no período pré -natal

2 participantes

Ir para baixo

Toxoplasmose no período pré -natal Empty Toxoplasmose no período pré -natal

Mensagem por alexandra barata Qui 26 Jan 2012, 14:22

Olá! Chamo-me Alexandra e procuro desesperadamente ajuda para o meu caso.

Passo a espor de forma sintética: em Fevereiro de 2011 fiz análises para rastreio pré-natal. Na altura estava tudo bem e o meu médico disse que poderia tenatar engravidar sem problema. Engravidei de facto em Maio seguinte. No entanto, na primeira análise de rotina do primeiro trimestre deu uma infecção por toxoplasmose e com avidez fraca, o que segundo o médico significava uma infecção recente e tendo em conta as análises anteriores negativas.

Tive um aborto em Julho e desde aí venho repetindo as análises para a toxoplasmose as quais revelam uma avidez fraca, de 23% e IgG acima de 250 e IgM 5,13. Os médicos que tenho consultado parecem pouco à vontade com a questão e não sabem dizer-me quando é seguro voltar a engravidar.

Mas será que é mesmo assim? Não há valores de referência? A que médico e de que especialidade devo ir para tirar as minhas dúvidas? alguém por favor me consegue dar alguma orientação? Será que vou ter de esperar anos como me disse um minfecciologista que consultei? É que já tenho 31 anos e isto está a angustiar-me.

Agradecia por favor que alguém me ajude!
alexandra barata
alexandra barata

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Toxoplasmose no período pré -natal Empty Re: Toxoplasmose no período pré -natal

Mensagem por Cristina Godinho Seg 30 Jan 2012, 22:19

Boa noite, D. Alexandra

Em resposta ao problema que colocou no forum, vou tentar ajudar à luz do que é referido na bibliografia actual. Habitualmente após infecção aguda por Toxoplasmose ou seja com titulos de IgM e IgG positivos com um teste de avidez baixa, aconselha-se a mulher a não engravidar durante um período de 6 meses, isto é, se ela for saudável e imunocompetente. Além disso não é habitual andar posteriormente a repetir análises, pois alguns destes valores podem demorar anos a normalizarem. Uma vez que no seu caso se tomou conhecimento do período em que a infecção aguda ocorreu, não compreendo porque se repetem essas análises e também não compreendo o facto dessa avidez ser persistentemente baixa. O laboratório tem sido o mesmo?

Pois um dos aspectos relevantes no seguimento destas infecções é: efectuar a vigilância serológica (ou seja, fazer análises) sempre no mesmo laboratório, pois as técnicas de análises (cut-off) diferem de laboratório para laboratório, num pode ter um valor muito alto e noutro nem por isso e daí que a interpretação destes resultados sejam por vezes um verdadeiro quebra-cabeças.

Aconselho-a por isso a recorrer a um Obstetra da sua área de residência e caso continue com dificuldades por favor pode contactar o Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Porto, consulta de Diagnóstico Prénatal, onde de certeza terá resposta às suas questões.

Desejo-lhe as maiores felicidades na sua próxima gravidez.

Cristina Godinho Pediatra/Neonatologista do CHP-MJD
Cristina Godinho
Cristina Godinho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Toxoplasmose no período pré -natal Empty Re: Toxoplasmose no período pré -natal

Mensagem por alexandra barata Sex 03 Fev 2012, 14:13

Olá Dr. Cristina!

Agradeço imenso a sua disponibilidade visto que até aqui nunca me tinham respondido a esta questão em nenhum fórum.

De facto as análises foram realizadas no mesmo laboratório e já foi confirmado em um diferente. E, apesar de ser raro, os resultados estão correctos.

No entanto tive uma consulta com uma obstetra em coimbra e é da mesma opinião. Ou seja, apesar desta estranha avidez baixa o que é facto é que é conhecida a data da primeira infecção e já passaram 6 meses daí que seguramente o parasita já não se encontra em circulação e portanto ser seguro engravidar. Talvez uma PCR para a toxoplasmose viesse esclarecer mais alguma coisa mas ela pensa ser pouco relevante.

Assim, vou tentar afastar definitivamente esta sombra que tem convivido comigo e tratar de confiar no futuro e ser feliz. espero conseguir engravidar em breve:)

Mais uma vez bem haja pela sua disponibilidade e este fórum é sem dúvida uma mais valia.

Atentamente

Alexandra Barata
alexandra barata
alexandra barata

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Toxoplasmose no período pré -natal Empty Re: Toxoplasmose no período pré -natal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos